Muitas vezes, encontrar aquele arquivo específico em um mar de informações contidas no computador pode ser uma tarefa árdua. O arquivo acaba se perdendo em um limbo virtual e você perde tempo procurando aquilo de que precisa.
Com o FileSeek você deixa a vida muito mais fácil, uma vez que este programa faz uma busca detalhada nas suas pastas e arquivos, para que você encontre de vez aquilo que procura. Com ele você cria as buscas mais específicas e rápidas, para que a procura não seja algo que prejudique sua produtividade.
Opções de busca
O FileSeek traz uma série de opções que ajudam na hora de encontrar arquivos com extensões definidas, por exemplo. Ao incluir na busca arquivos *.jpg você será capaz de encontrar arquivos apenas com essa extensão, o que aumenta ainda mais a rapidez da busca.
Esses padrões definidos de busca trazem também maior comodidade ao usuário, que não precisa necessariamente verificar pastas e pastas com o nome para encontrar a figura que procura, no caso de arquivos JPG, por exemplo. O FileSeek faz isso por você em poucos segundos.
Você pode também excluir arquivos com certo nome e uma extensão específica, para que eles não constem na sua busca. É uma ótima ideia para quem possui arquivos nomeados igualmente porém com extensões diferenciadas. Assim você encontra apenas as imagens e não o arquivo de texto sobre um determinado assunto.
Outra ferramenta extremamente útil para buscas do FileSeek é forma de lidar com as palavras-chave da busca. O programa traz ao usuário opções de combinar as palavras perfeitamente, encontrá-las no texto completo ou apenas no título do arquivo, mostrar resultados de apenas uma palavra da busca e muito mais.
Muito além de maiúscula ou minúscula
Além das opções de busca, o FileSeek traz para o usuário a possibilidade de observar maiúsculas e minúsculas das palavras-chave, mostrar apenas um resultado para cada arquivo e processar arquivos com a utilização de filtros de modificação de data.
Com o FileSeek é possível ainda mostrar nos resultados pastas e arquivos de forma diferente. Você mostra, por exemplo, arquivos que tragam qualquer uma das palavras-chave da busca, porém com pastas de nomes específicos. Tudo isso para facilitar sua vida e deixar o computador tinindo sem prejudicar o desempenho do sistema.
Usar para quê?
Mas você deve ficar se perguntando: usar para quê uma ferramenta dessas se o próprio Windows já traz uma ferramenta de busca integrada de arquivos e pastas? A resposta pode ser dada em uma palavra: otimização.
Além de contar com várias ferramentas e filtros para a busca, o FileSeek não ocupa espaço no disco nem prejudica o desempenho do computador. Isso é diferente se tratarmos da própria busca do Windows.
No Vista e no Windows 7, por exemplo, você pode desabilitar certos recursos de indexação (busca) de arquivos para que o desempenho do computador seja melhor. O SO está constantemente revisitando os arquivos do computador, o que prejudica a rapidez na hora de buscar arquivos e atrapalha a velocidade do PC.
Para que o computador fique mais rápido é possível desabilitar a indexação de arquivos e também as opções de pasta. Dessa forma, você só usa a busca quando o FileSeek estiver em uso, para que o computador utilize as funções de desempenho em outras tarefas.
Para desabilitar a indexação dos arquivos, clique com o botão direito do mouse no drive C do sistema e entre em "Propriedades". Desmarque a caixa que diz “Indexar discos”. A seguir, inclua as pastas e subpastas no mesmo esquema (é preciso ser o administrador para efetuar essa tarefa).
Já para modificar as opções de pasta, abra o Painel de Controle e, a seguir, Opções de Pasta. Na aba central denominada Modo de Exibição, escolha “Selecionar o item digitado no modo de exibição”. Dessa forma, você não terá tropeços e irritações com a pesquisa automática do Vista e do Windows 7 para encontrar alguma pasta específica (o XP não conta com essas opções).
Depois disso, para buscas mais complicadas, é só abrir o FileSeek e poupar a energia do computador para tarefas mais pesadas e que necessitam de maior processamento do computador.